Mônica Nunes

 

 

 

 

 

Brasileira, nascida em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, Mônica Barbosa iniciou sua carreira artística com treinamento básico em desenho e fotografia.         
Ela também desenvolveu uma vasta experiência com papel artesanal, com a qual participou de feiras em Curitiba. Mais tarde, expandiu seu interesse em outras áreas das artes, incluindo gravura e ilustração, e iniciou cursos de gravura e ilustração científica, especialmente aquarela, na Universidade de Brasília. Recebeu treinamento específico em gravura em metal dos artistas Bia de Mello e Cindy Falkenbach, e participou de exposições de gravura em Brasília. Diversificou seu conhecimento trabalhando como designer de figurino de teatro, editora de impressão assistente, escultora e professora de arte criativa, com ênfase na reciclagem.
Participou de várias competições artísticas no Brasil e no Chile, onde também morava e em que era membro do grupo "Atelier 99".
Em 2011, ela teve seu trabalho selecionado para concursos especiais na Espanha: o IV Concurso Intercâmbio de Grabado Arte - Madrid 2011, do Taller de Artes El Rinoceronte de Cristal, em Madri, e a Mini Print International de Cadaqués - 2011, em Bracelona.
Em Washington DC, Estados Unidos, onde morou de 2009 a 2012, Mônica Barbosa fez uma exibição individual de seu trabalho em gravura, chamado "Time", na Gellery Art do Glen Echo Park. Em Jerusalém, em 2014, Mônica fez uma exposição individual no Centro de Cultura, Artes e Literatura de Dar Issaf Nashashibi.
Atualmente vive em Brasília e em Barra Grande, Bahia.

 

                                                              

 

Para conhecer o acervo do artista, clique aqui.