JAIR GABRIEL DA COSTA

 

 

 

 

Jair Gabriel é um artista surpreendente, não somente pelo seu trabalho, como pela sua própria história. Nascido em Porto Velho, Rondônia, em 1950, viveu parte de sua vida como seringueiro na floresta amazônica, sem jamais haver imaginado que se tornaria um artista. Viajando pelo Brasil, veio à Bahia, em 1992, onde conheceu sua esposa Ermanna, passando a residir em Salvador.
O encontro com a arte deu-se em1995, no ateliê do artista plástico Edison da Luz, quando teve seus primeiros contatos com pinceis, tintas e telas, descobrindo sua vocação artística e realizando suas primeiras pinturas.
Incentivado por Edison da Luz, rapidamente, Jair Gabriel desenvolveu um estilo pessoal, utilizando a técnica do pontilhismo, através da qual expressa sua sensibilidade e a sua rica imaginação inspirada, principalmente, pelos tempos vividos na floresta.
Autodidata, adquiriu um domínio da utilização das cores que pode ser observado nas suas criativas composições, onde predominam os elementos da sua região nativa.
Jair Gabriel utiliza varias formas de expressão pictórica, que podem ser vistas nos pássaros, ramos, borboletas, e figuras humanas, que enriquecem suas telas, obtendo um resultado espontâneo, alegre, comunicativo e ao mesmo tempo intimistA. Livre de qualquer sofisticação o artista cria uma obra genuinamente brasileira. O interesse pelo seu trabalho vem se destacando não só no Brasil como também na Europa onde realizou diversas exposições.

                             

 

Para conhecer o acervo do artista, clique aqui.